O trabalho infantil praticado nas ruas e avenidas de são Paulo é prejudicial para as crianças, pois as famílias usam as mesmas para forçá-las a um trabalho, prejudicando o desenvolvimento intelectual e cultural dos filhos, além disso elas deixam de frequentar a escola para ganhar os sustento da família, vendendo balas, gelinhos, doces etc.
As famílias deveriam buscar outras formas de sobrevivência e se conscientizar de que o estudo é o diferencial para um futuro melhor. Também a criança precisa brincar, estudar para que seu desenvolvimento seja saudável.
Devido ao cansaço e a falta de tempo para estudar, muitas crianças abandonam a escola. Isso causa muitas reprovações e evasão escolar. Elas se tornarão adultos com baixo grau de escolaridade, reduzindo a chance de um bom emprego.
O trabalho infantil é ilegal, os pais que incentivam as crianças para tal, podem ter algumas penalidades como advertência, perda da guarda, destituição da tutela. Conforme o Estatuto da criança e do adolescente e a Constituição de 1988, que determina, a idade mínima para o trabalho é de 14 anos, como aprendiz, tendo jornada de trabalho de seis horas diárias e com garantias trabalhistas.
Gostei, parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluir